Profecias Messiânicas Cumpridas

Profecias Messiânicas Cumpridas

3 de Maio, 2023 6 Por Getúlio Cidade

Há literalmente centenas de profecias escritas a respeito do Messias no Velho Testamento. Destas, mais de trezentas foram cumpridas por Jesus em sua primeira vinda. Há profecias messiânicas em praticamente todos os livros da Bíblia hebraica, o que corresponde ao Velho Testamento da Bíblia cristã. Muitas são fáceis de identificar seu cumprimento em Jesus nos Evangelhos; outras são mais sutis e precisam ser examinadas com mais atenção. Vamos conhecer algumas das profecias messiânicas cumpridas em Yeshua em sua primeira vinda.

Syd Roth, um judeu messiânico norte-americano, apresentador do conhecido programa de entrevistas It’s Supernatural (Sobrenatural) e autor de vários livros, afirma em um deles que, somente nas últimas 24 horas de vida, Jesus cumpriu 27 dessas profecias.[1] Segundo ele, o fato dessas profecias tão significativas terem ocorrido em um período tão curto em uma só pessoa é prova irrefutável de que Yeshua é o Messias prometido a Israel.

Tais profecias foram escritas ao longo de cerca de um milênio e meio antes de Jesus nascer, espaçadas por séculos entre si, desde Moisés até o profeta mais recente, Malaquias, cerca de quatro séculos antes de Cristo. Os livros que mais contêm profecias messiânicas são os Salmos e o livro de Isaías, sendo este disparado o campeão de profecias messiânicas, com mais de cem, destacando-se o capítulo 53: a famosa passagem do Servo sofredor que contém detalhes precisos de sua Paixão. Isaías viveu há mais de sete séculos antes de Jesus e foi o profeta que mais revelação recebeu sobre Ele, enxergando-o através dos séculos com os olhos da fé e da revelação, e escrevendo profecias que se cumpriram de modo meticuloso e acurado na vida do Messias.

Se formos considerar o cumprimento de todas elas em uma só pessoa em termos de probabilidade matemática, o resultado seria um absurdo probabilístico, ou seja, algo impossível de ocorrer por acaso. A maioria dessas profecias era alheia à vontade de Jesus como ser humano, tais como linhagem, nascimento de uma virgem, local de nascimento, a origem de sua traição e o tipo de morte que sofreria. Aliás, por falar em sua morte, ela foi profetizada pelo rei Davi, seu ancestral, cerca de mil anos antes de seu nascimento, especificando o tipo de execução (crucificação) quando esse método nem mesmo existia.

A LEI E A GRAÇA

A maior dificuldade que cristãos têm em enxergar tantas profecias messiânicas não reside na dificuldade textual das profecias em si, mas no desconhecimento de nossas raízes judaicas e negligência em estudar e se aprofundar no Velho Testamento. Infelizmente, grande parte de cristãos acha que apenas o Novo Testamento é importante e despreza o restante da Bíblia. Alegam que estamos no tempo da graça e não da lei, deturpando completamente o texto original a esse respeito escrito pelo apóstolo Paulo.

Paulo nunca disse que lei e graça se opunham. Ao contrário, se complementam e ganham sua plenitude no Messias. Ele defende a salvação pela fé em Jesus e expõe o trabalho da lei para conduzir até seu objetivo que é o Messias, mas de modo algum a exclui. Nem Jesus fez isso, ao contrário, Ele testemunhou da Torá de forma positiva, pois Ele mesmo é a Torá encarnada, a Palavra e o Verbo de Deus. Não seria Paulo que o faria. O oposto de graça é desgraça, não a Torá. Os mandamentos de Deus na Torá são vida. Basta examinar as palavras do próprio Jesus a respeito dela.

Outro erro é dizer que Jesus cumpriu a lei para que nós não precisássemos cumpri-la, quando o texto original contém hebraísmo e nada tem a ver com essa interpretação. Cumprir a lei era uma expressão idiomática de seu tempo para dizer que a interpretação que algum rabino atribuía à Torá estava certa, enquanto destruir a lei era o oposto. É claro que muitas interpretações equivocadas que vemos hoje decorrem de falhas nas traduções que não consideram, em sua maior parte, os hebraísmos da língua ocultos no grego original dos Evangelhos.[2]

Contudo, o problema vai um pouco além e decorre também do preconceito, às vezes inconsciente, no que se refere a Israel. Isso é fruto da infame teologia da substituição, inserida no seio da Igreja ainda no século II, que causou danos irreparáveis ao longo da História e que continua a contaminar a Igreja ainda nos dias de hoje de modo sutil e pernicioso.   

Imagem: Pinterest

PROFECIAS MESSIÂNICAS DA PRIMEIRA VINDA

Selecionei apenas trinta profecias messiânicas cumpridas na primeira vinda do Messias, o que equivale a 10% das cerca de trezentas apontadas e discutidas por teólogos que têm estudado esse tema há séculos. Seria inviável transcrevê-las aqui, assim como colocar tantos links para uma versão online da Bíblia. Assim, sugiro que o leitor mais interessado verifique por si mesmo a profecia no Velho Testamento e seu cumprimento no Novo com algum exemplar da Bíblia Sagrada, em qualquer versão. Relembro que se trata de uma pequena amostragem. Há muito mais profecias messiânicas cumpridas em Yeshua do que estas que ora apresento.

   Profecia  Velho TestamentoCumprimento no Novo Testamento
1Nascimento de uma virgemIsaías 7:14Mateus 1:22-23 Lucas 1:26-31
2Nascimento em BelémMiquéias 5:2Mateus 2:1 Lucas 2:4-6
3Herdaria o trono de Davi2Samuel 7:12-13 Isaías 9:7Lucas 1:32-33 Romanos 1:3
4Haveria um massacre de bebês e crianças em sua cidade natalJeremias 31:15Mateus 2:16-18
5Como menino, passaria um tempo no EgitoOséias 11:1Mateus 2:14-15
6Seria precedido por um precursorMalaquias 3:1Mateus 11:10
7Um mensageiro prepararia seu caminhoIsaías 40:3-5Lucas 3:3-6
8Seria declarado Filho de DeusSalmo 2:7Mateus 3:16-17
9Levaria luz à região da GalileiaIsaías 9:1-2Mateus 4:13-16
10Proclamaria liberdade aos cativosIsaías 61:1-2Lucas 4:18-19
11Curaria os enfermosMalaquias 4:2Lucas 13:32
12Curaria os cegos, surdos, mudos e paralíticosIsaías 35:5-6Mateus 21:14 Marcos 7:37 Lucas 7:21
13Não cometeria pecado nem se acharia engano em sua bocaIsaías 53:91Pedro 2:22
14Entraria em Jerusalém montado em um jumentoZacarias 9:9Mateus 21:4-5
15Receberia louvor das criançasSalmo 8:2Mateus 21:16
16Seria traído por alguém muito próximo por 30 moedas de prataSalmo 41:9 Zacarias 11:12-13  Mateus 26:14-16  
17O dinheiro recebido por sua traição seria usado para a compra de um campo de oleiroZacarias 11:12-13Mateus 27:5-10
18Seria acusado por falsas testemunhasSalmo 35:11Marcos 14:57-58
19Seria cuspido e espancadoIsaías 50:6Mateus 26:67
20Guardaria silêncio diante de seus acusadoresIsaías 53:7Marcos 15:4-5
21Levaria sobre seu corpo nossos pecadosIsaías 53:51Pedro 2:24
22Seria crucificado entre criminososIsaías 53:12Marcos 15:27-28
23Nenhum de seus ossos seria quebradoÊxodo 12:46 Salmo 22:17 Salmo 34:20João 19:36
24Seria transpassado pelas mãos e pésSalmo 22:16 Zacarias 12:10Lucas 23:33
25Sentiria uma terrível sede na hora da morteSalmo 22:15João 19:28
26Receberia vinagre para beberSalmo 69:21Mateus 27:34 João 19:28-30
27Suas vestes seriam sorteadas por gentiosSalmo 22:18Lucas 23:34
28Seria zombado e escarnecidoSalmo 22:7-8Lucas 23:35-38
29Seria sepultado entre os ricosIsaías 53:9Mateus 27:57-60
30Ressuscitaria dentre os mortosSalmo 16:10 Salmo 49:15Mateus 28:2-7

Esta é uma pequena amostra de profecias messiânicas cumpridas em Yeshua em sua primeira vinda, de modo literal, em especial, nas Festas da Primavera que apontam para sua chegada (Páscoa, Asmos e Pentecostes). Esse é um dos motivos e benefícios em conhecer e estudar as Festas do Senhor, pois elas falam a respeito do Messias e apontam exclusivamente para Ele. Embora fosse possível alguma interpretação simbólica antes de seu cumprimento, tal possível interpretação logo se desfaria perante os Evangelhos.

Por exemplo, alguém poderia interpretar que o nascimento de uma virgem fosse um símbolo de pureza do Messias. Ou que entrar em Jerusalém montado em um jumento fosse um símbolo de sua humildade e poder pacificador. Ou ainda que curar cegos se tratava de abrir o entendimento (embora isso também tenha ocorrido). No entanto, tais profecias e tantas outras tiveram seu cumprimento literal em Yeshua. Os profetas falaram de modo direto e claro sobre o Rei de Israel. Sua vinda pode não ter sido o que era esperado pelos homens, mas foi exatamente o que fora planejado por Deus desde o início.

PROFECIAS MESSIÂNICAS DA SEGUNDA VINDA

Examinando as profecias e seu cumprimento preciso na primeira vinda, podemos estar certos de que Deus fará o mesmo na volta de seu Mashiach. Não devemos nos perder em tantas interpretações e simbolismos, mas deixar que a Bíblia interprete a si mesma. E isso ocorre do início ao fim das Escrituras, daí a importância de conhecer e estudar todos os livros, de Gênesis a Apocalipse.

Similarmente às Festas da Primavera, as Festas de Outono (Trombetas, Dia da Expiação e Tabernáculos) se cumprirão profeticamente na segunda vinda do Messias. Como Deus seguiu um padrão profético preciso e detalhado na primeira vinda, espera-se que Ele faça o mesmo em sua volta. Isso por si só deveria ser motivo de, como cristãos, conhecermos e buscarmos compreender nossas raízes judaicas ligadas a essas Festas. Elas têm muito a nos ensinar sobre a segunda vinda do Messias.[3]

Esse mistério está contido em todas as sete Festas do Senhor que muito bem podem ser chamadas de Festas do Messias, pois apontam única e exclusivamente para Ele e para o plano perfeito de redenção de Deus para a humanidade.


[1] Syd Roth, Sooner Than You Think (Shippensburg – PA: Destiny Image Publishers, Inc., 2015) e www.TheyThoughtForThemselves.com/27

[2] Para saber mais sobre este e outros hebraísmos, veja o capítulo 4 do volume 1 de A Oliveira Natural.

[3] As Festas do Outono são estudadas e tratadas com detalhes em relação à segunda vinda do Messias no volume 2 de A Oliveira Natural.


Leia também:

Celebrando a Páscoa sem Fermento

O Tribunal de Nuremberg e a Festa de Purim

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

A OLIVEIRA NATURAL

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado de notícias e temas sobre as raízes judaicas do cristianismo.

Explore com profundidade as Festas do Senhor e conheça mais sobre nossas raízes. Leia o livro A Oliveira Natural: As Raízes Judaicas do Cristianismo.