No Caminho da Tempestade

No Caminho da Tempestade

20 de Novembro, 2022 4 Por Getúlio Cidade

Tribulações e angústias são algo inerente e inevitável na vida cristã. Se, porventura, você já ouviu alguma mensagem diferente desta, sinto dizer que lhe pregaram o evangelho errado. Como a variação de uma maré, com altos e baixos, assim é a vida cristã. As tribulações ocorrerão de modo cíclico e, dependendo do ponto de vista, constituirão o ponto alto ou baixo de sua maré espiritual. Todos que conhecem um pouco de Deus sabem que elas virão mais cedo ou mais tarde em nossa jornada terrestre. A Bíblia utiliza uma figura metafórica e se refere a elas como tempestade, tormenta ou mesmo dilúvio. Elas cumprem um propósito específico de Deus. Não é por acaso que Ele se encontra no caminho da tempestade.

Ligada às tribulações, está a perseguição, o que é decorrente do ódio que o mundo tem pelos discípulos do Senhor. Yeshua ensina que justamente por termos sido escolhidos por Ele, somos odiados e perseguidos pelo mundo. E que o servo não é maior do que seu Senhor. Se Ele foi odiado e perseguido pelo mundo, todos os que o seguem serão igualmente odiados e perseguidos (João 15:19-20). Isso não surpreende os milhões de cristãos atualmente perseguidos ao redor do globo nas nações em que o cristianismo é visto como uma ameaça ao Estado, majoritariamente países comunistas e islâmicos. E tampouco deveria nos surpreender. Aquele que pratica o verdadeiro Evangelho e segue o verdadeiro Messias será odiado e perseguido neste mundo. Ponto. Se você ouviu algum ensinamento diferente, volto a dizer que lhe pregaram um evangelho falsificado.

Yeshua também disse que neste mundo teríamos aflições. Paulo, o apóstolo dos gentios, enumera as aflições que sofreu por causa do Evangelho em diversos pontos, em especial, no capítulo 11 da segunda carta aos Coríntios. A verdade é que todos os que seguem fielmente os ensinos de Yeshua sofrem aflições e tribulações ao longo da caminhada. Por mais estranho que seja, são essas situações que Deus usa para edificar seus filhos, de modo a torná-los mais parecidos consigo.

“O Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade” Naum 1:3. Que afirmação interessante, para não dizer assustadora! Deus não se encontra na calmaria ou na bonança, mas seu caminho está no meio da tempestade. Esta palavra específica só aparece duas vezes em toda a Bíblia hebraica, aqui no livro do profeta Naum e em Jó. “Porque me quebranta com uma tempestade” Jó 9:17. Deus usa as tempestades para nos quebrantar e humilhar. Precisamos saber que as tempestades da vida — tribulações e aflições pelas quais atravessamos —, são enviadas por Deus para forjar nosso espírito e nos tornar mais humildes como Ele. Parece estranho e até aterrador saber que, ao buscarmos nos encontrar com Ele, estamos indo de encontro à tempestade, mas é o que diz a Palavra, sem eufemismos ou atenuantes.

Deus não somente faz seu caminho na tempestade, mas se assenta sobre o dilúvio, de acordo com o Salmo 29:10. A palavra para dilúvio, mabul (מבול) também é de pequena ocorrência na Bíblia hebraica. Só aparece treze vezes. Além desse salmo, todas as demais ocorrências são no livro de Gênesis e se referem ao dilúvio que destruiu a Terra nos dias de Noé. Portanto, a referência é ao mesmo evento. O grande dilúvio representou a maior tragédia de toda a humanidade desde a Criação. Enquanto a fúria avassaladora das águas encobria o planeta, eliminando tudo o que tivesse fôlego, Deus permaneceu inalterado, assentado majestosamente sobre o cataclisma. Deus continua sendo Deus em meio ao caos.

A palavra para colheita é yevul  (יבול)e possui a mesma raiz de mabul. Uma das formas rabínicas de interpretação das Escrituras em hebraico é analisar palavras de mesma raiz. Acredita-se que elas estejam interligadas de algum modo e podemos extrair ensinamentos espirituais disso, ainda que aparentemente seus significados sejam divergentes. Analisando yevul e mabul, cuja raiz ou shoresh é י-ב-ל, surge-nos uma conexão interessante do ponto de vista evangelístico, uma vez que períodos de grandes tragédias, onde quer que ocorram geograficamente, são também períodos de grande colheita de almas para o Reino de Deus. Pessoas quebrantadas e que experimentam maior sofrimento tendem a ser mais receptivas à mensagem do Evangelho.  

ENCONTRANDO O SENHOR NA TORMENTA

Os Evangelhos relatam dois milagres no ministério de Yeshua que confirmam as palavras da Tanach (Bíblia hebraica ou Velho Testamento) que acabamos de ver. Um deles ocorre imediatamente após a milagrosa multiplicação dos pães e peixes, conforme o relato de Mateus 14:22-33. Após esse memorável dia, Ele enviou os discípulos para atravessarem o Mar da Galiléia de barco e ficou orando sozinho até a alta madrugada em um monte. No meio da navegação, o vento aumenta de força e levanta as ondas que começam a açoitar o barco. Não havia como voltar, pois estavam no meio do percurso. Estavam sozinhos em meio à tormenta, enfrentando um vento fortíssimo e sem saber se chegariam ao destino.

Imagino o que os discípulos pensaram ao se deparar com tamanha dificuldade. Será que imaginaram que Yeshua os deixara só, sabendo que pegariam mar grosso? Será que trocaram alguma palavra entre si sobre o porquê dele os abandonar em uma hora tão difícil? Não podemos saber exatamente o que se passou no interior de cada um mediante aquela provação. Contudo, é nesse cenário de desespero que Yeshua surge imponente, caminhando sobre o mar violento. Foi mais fácil para os discípulos acreditar que se tratava de uma assombração do que no fato do próprio Senhor vir a seu encontro andando sobre as ondas elevadas.

Imagem: Pinterest

Era necessário que Yeshua andasse sobre as águas para mostrar aos discípulos que Ele é maior que as dificuldades que possam nos sobrevir. E é muito relevante o fato dele surgir justamente na hora mais difícil, quando o vento estava implacável e aqueles homens cansados de lutar, tentando manter o barco a salvo de um possível naufrágio. Mas foi no caminho da tempestade que eles encontraram o Senhor. Assim se dá com todos nós. Muitas vezes, Ele permite que atravessemos dificuldades enormes, ondas gigantes para encontrá-lo em nosso percurso, imponente sobre as águas das tribulações.

Ele não somente caminhou sobre as ondas, mas permitiu que Pedro o fizesse. Seu intuito era mostrar que nós também podemos caminhar de modo milagroso sobre as situações mais adversas, desde que não tiremos os olhos dele e confiemos que sua mão não nos deixará afundar. Ao entrar no barco, a tormenta cessa imediatamente e os discípulos o adoram. Ele não somente anda no caminho da tempestade, mas traz paz ao entrar em nosso barco, aquietando o vento que agita nosso interior e as águas tempestuosas de nosso coração.

Ao realizar esse milagre, Yeshua estava comprovando as palavras de Naum, que o Senhor tem seu caminho na tempestade e se revela a nós no meio da tormenta. Ele estava também cumprindo literalmente as palavras de Jó 9:8: “Só Ele anda sobre as ondas do mar”. Era necessário que todas as Escrituras a seu respeito se cumprissem em sua vida terrena. Talvez os discípulos, que conheciam a Tanach, não tenham pensado nesses versos quando se assustaram vendo-o surgir sobre as águas. Mas possivelmente se lembraram dessas passagens após sua entrada no barco, quando exclamaram em adoração: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus” (v.33).

SEM MEDO DAS TEMPESTADES

O outro milagre no ministério de Yeshua que também confirma o que foi dito na Tanach está em Marcos 4:35-41. Trata-se de outra tempestade no Mar da Galiléia e os discípulos estão novamente navegando em seu barco. Porém, dessa vez, Yeshua está com eles. À medida que o vento aumenta, as ondas se elevam e se arremessam violentamente contra o barco que começa a alagar. Se isso prosseguir, o risco de naufrágio é real e apenas uma questão de tempo.

Em meio a essa situação desesperadora, os discípulos não têm mais o que fazer e recorrem ao Senhor. Mas Ele está dormindo pesadamente sobre uma almofada na popa. A pergunta que devem ter feito a si mesmos foi: Como é possível alguém dormir dessa maneira com uma tempestade dessa? Essa mesma pergunta foi feita pelos marinheiros do navio em que Jonas navegava, quando fugia da presença do Senhor para Társis. A grande diferença é que Jonas estava entorpecido pela rebeldia e desobediência, enquanto Yeshua estava repleto da paz advinda da obediência, paz esta que tempestade alguma pode roubar.

Imagem: Pinterest

A cada onda, o barco era lançado de um lado para outro com força e o convés alagava mais um pouco. Era questão de mais alguns minutos para que o barco ficasse ingovernável. Eles despertam Yeshua, certamente não de modo delicado, mas aos berros e solavancos. Entretanto, Yeshua, ao despertar, permanece com a mesma paz de quando adormecia, não se atemorizando nem se deixando contagiar pelo desespero de seus amigos. Ao contrário, Ele se dirige à tempestade e determina: Aquieta-te! O vento cessa e a calmaria é imediata. Em seguida, repreende os discípulos por sua pequena fé.

Aqui Ele reafirma as palavras do salmista: “O Senhor assentou-se soberano sobre o dilúvio; o Senhor reina soberano para sempre” Salmos 29:10. Ele não somente tem seu caminho na tempestade, mas domina sobre ela. Ele domina sobre o dilúvio, sobre o caos. Não há tragédia nem catástrofe que possa fazê-lo temer ou se desesperar. A Terra pode estar se desfazendo em água, mas Ele permanece firme, assentado em seu trono eternamente.

No caso desse milagre, poderíamos até parafrasear esse salmo e dizer: O Senhor dorme e descansa no meio da tempestade. Ele fez isso como homem para provar que é possível para nós, de igual modo, descansar em meio às tormentas que nos assolam. Nossa fé precisa ser grande o suficiente para saber que Ele está a bordo, guiando-nos no rumo certo e não permitirá que afundemos. Ele é o Comandante e nosso Capitão; não precisamos temer as tempestades. A fé é o oposto do medo. Ou cremos nele, entregamos nossas vidas e confiamos, ou tememos a fúria dos ventos e das ondas, e viveremos em constante inquietação e desespero.

Quando as águas de seu interior se levantarem e se agitarem, saiba que elas não podem destruí-lo, pois maior é o que está em nós do que o que está no mundo. Ele se assenta sobre o dilúvio e sobre o caos. Nenhuma tempestade em sua vida é grande demais perante seu poder. Confie nele!

Nas próximas vezes que passar por tribulações e aflições, saiba que isso é o modo normal da vida cristã de todo aquele que realmente agrada ao Pai. Quando o vento forte se levantar em sua direção, saiba que o Senhor tem seu caminho na tempestade e está vindo a seu encontro. Você sairá dela muito mais forte, resiliente e edificado do que quando entrou. Digo isso com a experiência de quem enfrentou muitas tempestades ao longo da vida, tempestades físicas em navios em alto mar, no exercício da profissão marinheira, como tempestades em minha caminhada espiritual. Nenhuma foi igual a outra, porém, em todas, pude encontrar o Senhor e sentir sua presença me conduzindo em segurança ao porto seguro.

Imagem: Pinterest

Por fim, é preferível atravessar um mar turbulento e tempestuoso, sabendo que Ele está a bordo e comanda tudo em nosso barco, do que navegar em uma calmaria sem Ele, desfrutando de uma falsa paz. E ainda que nos sintamos solitários por alguns momentos, Ele certamente virá ao nosso encontro, imponente sobre as águas das tribulações, perfazendo seu caminho na tempestade, com domínio absoluto sobre o vento e sobre as ondas.


Leia também:

Tabernáculos e a Morada de Deus

Yom Kippur e o Ano do Jubileu

Explore com profundidade as Festas do Senhor e conheça mais sobre nossas raízes. Leia o livro A Oliveira Natural: As Raízes Judaicas do Cristianismo.